domingo, 7 de junho de 2015

SEBASTIÃO SALGADO - O ANJO FOTÓGRAFO



SEBASTIÃO SALGADO – O ANJO FOTÓGRAFO
Quem é esse brasileiro nascido em Aimorés, Minas Gerais , único homem entre nove irmãs, filhos de um fazendeiro e uma dona de casa e que, bem jovem, deixa uma vida tranquila e sai caminho afora passando a olhar o mundo e os homens através das lentes de uma câmera Leica nas mãos? A resposta podemos encontrar no filme “O SAL DA TERRA” (2014), dirigido por Juliano Salgado e Wim Wenders que já biografou para o cinema nomes como Nicholas Ray, Pina Bausch e agora o fotógrafo Sebastião Salgado.
O documentário, que propõe um tributo de filho para pai, ultrapassa o formato e traduz com poesia, sensibilidade e imagens grandiloquentes o resultado de anos de um ofício que começou quase que por acaso na vida do jovem “Tião” quando esteve fora do Brasil durante os anos da ditadura militar. De início, somos surpreendidos com a imagem fixa de uma fotografia e a voz em off de Wim Wenders narrando sua comoção diante de uma das fotos do autor até então desconhecido, em seguida, no mesmo plano entra a fusão do rosto de Sebastião com sua fotografia. Isto é só o começo das emocionantes histórias e depoimentos do próprio artista, seu trabalho, sua família e suas inquietações sobre a vida.  A partir daí, o filme mostra os comos e porquês de vários trabalhos fotográficos reunidos em livros como “TRABALHADORES” (1996), “OUTRAS AMÉRICAS” (1999), “ÊXODO”(200) e “GÊNESIS” (2014).
É impossível qualquer espectador ficar indiferente à emoção revelada na arte fotográfica de Sebastião Salgado. Como bem coloca Win Wenders em sua fala sobre a etimologia da palavra fotografia: Salgado se expressa por meio de uma “ escrita de luz”. Aos poucos, vamos descobrindo o olhar desse homem brasileiro, cidadão do mundo que mais assemelha-se a um destemido anjo fotógrafo que parece estar onipresente nos confins do mundo observando e captando momentos que ninguém quer ou não consegue enxergar. Com o tom predominantemente humanista e social, o documentário expressa os questionamentos de um homem que busca um mundo melhor por meio de sua obra, nem que para isso seja preciso captar a crueza e o sofrimento de homens, mulheres e crianças fugindo de conflitos na região do Sahel na África, massacrados pela fome e esquecidos em campos de refugiados.
Os fluxos migratórios forçados pelas guerras étnicas e raciais e disputas políticas em países divididos. Há lugar também para a natureza em seu estado bruto, selvagem e intocado. Passamos a entender e ver o Sebastião Salgado por trás da câmera, o homem cujas retinas se confundem com a própria lente de sua máquina fotográfica.  O filme “O SAL DA TERRA” foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, e tem conquistado plateias ao redor do mundo,principalmente aqueles que admiram o trabalho de Sebastião Salgado e a importante participação de Wim Wenders no roteiro e na direção. Essa parceria só poderia resultar num trabalho de pura beleza revelada além da fotografia. O filme estreia em Belém no Cine Líbero Luxardo no dia 27 de Maio com sessões em horários diversos. Um filme urgente e necessário para ser visto. (Elias Neves Gonçalves)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog