domingo, 8 de junho de 2014

Documentário Revelando Sebastião Salgado será exibido no Sesc Boulevard
Produção nacional retrata universo de um dos maiores fotógrafos da atualidade
       
       
O Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, exibe no dia 10 de junho, o documentário Revelando Sebastião Salgado, primeira produção brasileira sobre a vida do artista. No filme, a cineasta Betse de Paula utiliza como fio condutor uma longa entrevista feita com o fotógrafo em 2012, em que ele faz um retrospecto de sua carreira. O documentário mostra ainda um pouco da intimidade de Salgado, sua rotina e métodos de trabalho. A exibição acontece a partir das 19 horas, com entrada franca. Para a programação, serão distribuídos ingressos com uma hora de antecedência, respeitando a lotação máxima do espaço, de 137 lugares. A classificação é livre.
        O documentário destaca pontos pouco conhecidos do fotógrafo brasileiro, que se mudou para Paris durante a ditadura militar. Um deles é o registro que fez do atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan em frente ao Hotel Hilton, na cidade de Washington, nos Estados Unidos, em 1981. No filme, Sebastião conta que não gosta de falar sobre o assunto e que não queria ser conhecido como o “fotógrafo do atentado”.
         A produção nacional também mostra aspectos importantes da relação de Sebastião Salgado com a fotografia, como a utilização do preto e branco como suporte preferencial, a transição para o digital e, principalmente, como é ser um dos maiores fotógrafos do mundo. O documentário conta ainda com imagens gravadas no estúdio do artista, que revelam diversas etapas de seu processo criativo, desde o envolvimento com as pessoas retratadas até a imersão no universo a ser revelado.
        Nascido em Aimorés, Minas Gerais, e economista de formação, Sebastião Salgado iniciou sua carreira como fotógrafo no ano de 1973, em Paris, onde trabalhou para as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos. Como fotojornalista, foi o único a documentar o atentado cometido contra o então presidente Ronald Reagan, no início da década de 80. Em 1994, decidiu iniciar com sua mulher, Lélia Salgado, uma agência para tratar exclusivamente de seus trabalhos, a Amazonas Images. Sua obra já inspirou diversos filmes, a maior parte para exibição em TV por assinatura. O documentário Revelando Sebastião Salgado foi produzido através de parceria entre a RioFilme, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Canal Brasil.   

SERVIÇO:
Revelando Sebastião Salgado no Centro Cultural Sesc Boulevard
Data: 10 de junho de 2014
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas)
Entrada Franca
Os ingressos serão distribuídos na recepção do Sesc com uma hora de antecedência
Local com capacidade máxima de 137 lugares    


Nenhum comentário:

Arquivo do blog