quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"BLUE JASMINE" DE WOODY ALLEN ESTREIA DIA 29/11

 

Woody Allen sabe o que quer dizer e como dizer. Afinal, Allen tem mais de 40 anos trabalhando no cinema como roteirista e diretor e já adquiriu um estilo próprio e uma segurança no escrever e filmar que ainda me impressiona. Seu novo filme, "Blue Jasmine", que estreia em Belém sexta-feira dia 29/11, traz uma galeria de personagens que mostram os erros, acertos, decepções e o instinto de sobrevivência de ser humano. Woody Allen consegue em 90 minutos falar sobre tantos assuntos que é admirável como seus filmes sempre serão atuais.
A personagem principal, Jasmine, interpretada magistralmente por Cate Blanchett, é uma mulher que vê seu rico mundo financeiro se quebrar e é obrigada a se reconstruir, buscando ajuda na irmã que é muito diferente do seu jeito de ser e ver o mundo. E essa reconstrução vai se transformando numa odisseia de dor, graça, mentiras e fantasias que acaba deixando o espectador como uma impotente testemunha diaeirnte de tanta ingenuidade/loucura/insegurança desta frágil e ao mesmo tempo forte personagem.
"Blue Jasmine" é um filme sobre como recomeçar, mas recomeçar com muita amargura e não deixando de lado o passado, as dores, os sofrimentos vividos. Afinal, tem que se aprender com os riscos/erros/desastres da caminhada. Mas no final, não sabemos se Jasmine aprendeu. Nunca saberemos e acredito que é exatamente esta dúvida que Woody Allen quer deixar com os espectadores. Não deixe de ver. "Blue Jasmine" é um filme rico de leituras e discussões como todo bom filme de Woody Allen.(Marco Antonio Moreira)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog