terça-feira, 13 de novembro de 2012

"VINCERE" NO CINE SESC BOULEVARD DIA 14/11


A paixão de um ditador “Vincere” aborda os dramas vividos pela amante de Mussolini
Uma mulher independente, que vendeu o que tinha para financiar o jornal do homem que ama. O que ela não sabia é que ele viria a se tornar um dos mais virulentos ditadores que o mundo já viu. Focando na juventude do personagem histórico, quando este ainda era um jovem jornalista, “Vincere” é um filme vigoroso do veterano Marco Bellocchio, que será exibido nesta quarta-feira, 14, no Cine SESC Boulevard. Concorrente à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2009, o drama histórico, com roteiro assinado pelo próprio Bellocchio e por Daniela Ceselli, mostra como, Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno) conheceu Mussolini (Filippo Timi). Ambientado inicialmente na primeira guerra mundial, o filme aborda a transformação de Benito Mussolini de homem idealista a uma criatura transtornada pela guerra, que acredita que a única solução é a bélica. Voltando para a Itália, ele deixa Ida e o filho que tiveram antes de partir, e fica com a esposa (Michela Cescon) e demais filhos, cuja existência era desconhecida de Ida. Logo faz uma aliança com o então rei italiano, Vittorio Emanuele III, que sela sua ascensão ao poder. Com a passagem de tempo, o interprete do ditador se altera, mas não para outro ser físico. Recursos como retratos, telefilmes e noticiários são utilizados para evocar o homem baixinho e temido que gesticulava com eloqüência. O uso de materiais de arquivo é muito bem feito e ilustra como a história de amor é cancelada pelo historicismo oficial. Ida é uma mulher, não apenas esmagada por um homem cruel, mas por uma ideologia fascista sombria que não a deixa reivindicar os direitos do filho. Ela não aceita o rompimento brusco e sua obsessão amorosa a leva as raias da loucura. No hospício, enxerga apenas o homem que a mídia mostra, o mito assombroso que em nada lembra o doce e idealista Benito na juventude.
Frio e rigoroso, o filme trabalha com cores densas e sombrias, em que às vezes se coloca também um tom vermelho, "Vincere" empresta seu nome do lema fascista que cobra a vitória constante e a qualquer preço. Acima de qualquer pessoa ou sentimento. A ótima direção de arte reconstitui a época com impressionante precisão, recuperando a estética dos filmes fascistas, com seus lemas grandiloquentes projetados em imensas letras maiúsculas em primeiro plano. Sete anos após “Bom dia, boa noite”, onde aborda a tragédia que se abateu sob a Itália na forma das brigadas vermelhas fascistas, Bellochio reinveste no tema colocando em foco seu principal personagem com maestria. Um dos poucos cineastas vivos da geração pós neo realista, ele entrega mais um belo filme político, feito sob o signo da Itália de Berlusconi. “Vincere” é um filme nos mostra que a arte, como as ideologias, pode ser grande mesmo quando tudo, ao seu redor, parece menor.

SERVIÇO: Sessão ACCPA/SESC apresenta “Vincere”, de Marco Bellocchio. Nesta quarta, dia 14, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, 522/523 - Campina). Entrada Franca. Inadequado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog