sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"A FRATERNIDADE É VERMELHA" NO CC ALEXANDRINO MOREIRA DIA 12/11

Laços constituídos do rubro sangue
A conclusão da trilogia de Kieslowski dilacera destinos na complexidade da relação humana Após utilizar os matizes de azul e branco para ilustrar como a vida tem muito de tragédia, comicidade, melancolia e leveza, Krzysztof Kieslowski resignifica as dores e os prazeres do mundo acrescentando uma dose de compaixão e acaso. Com “A Fraternidade é Vermelha”, considerado por muitos o filme mais sublime da trilogia das cores, ele encerra o fluxo contraditório da vida exaltando os significados das cores da bandeira francesa na metáfora da condição humana. Em exibição novamente no Cineclube Alexandrino Moreira (IAP), que exibiu “A Liberdade é Azul” e a “Igualdade é Branca”, essa terça parte se debruça sobre uma situação um tanto insólita: uma jovem atropela uma cadela, vai atrás de devolvê-la para o seu dono e se depara com uma pessoa peculiar, com a qual irá se relacionar e que irá afeta-la profundamente. Novamente, uma personagem ‘expatriada’ – seja de seu território ou de suas expectativas em relação a vida – é o elemento que conduz a narrativa do filme de cores.
Em “A Fraternidade é Vermelha”, Iréne Jacob é a jovem modelo suíça que vive radicada em Paris e, de certa forma, ausente de tudo que a cerca. Ela procura o dono da cadela e vem a descobrir que ele é um juiz aposentado que passa seus dias espionando quem o cerca, cujos relacionamentos se desenvolvem de forma indireta. A validade moral das escolhas que são feitas no afã do momento, é o cerne da relação que Valentine vai solidificando com o juiz, novamente com a ‘cor’ vermelha ressaltando o estado de espírito e o ‘calor’ que ela vai trazendo para vida e o apartamento gélido dele. Enigmático e poético, sem ser distante, é um filme galgado na sutileza dos diálogos e dos silêncios que se situam entre os dois novos amigos. Iréne Jacob, que já havia trabalhado com Kieslowski em “A Dupla Vida de Veronique”, faz o papel de musa que exprime a relação semiótica entre a cor e os sentimentos que dela decorrem na percepção funcional de Kieslowski, como fizeram Binoche e Delpy nas outras duas partes da obra. Mas ela emprega uma fragilidade que é tocante e desarma a incompreensão do juiz com sua doçura. Aí não há mais incomunicabilidade, mas sim aproximação e o surgimento daquele que, talvez, seja o sentimento mais fraterno: a cumplicidade.
Conjunto da obra – Coeso e complementar, “A Fraternidade é Vermelha” agrega sentido a tríplice obra de Kieślowski que, não por acaso, permeia o filme com símbolos que remetem à comunicação – ou à falta de. E a sua filosofia se espraia pelo abismo das relações humanas com a força poética que sustenta sua estética e narrativa, com frases contemplativas e a tal ‘fotografia –prazer’ dos olhos, como definia Truffaut. Força das cores - Parece estranho pensar nas três palavras do lema da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) que prime pela humanidade de seus personagens sem abrir mão do teor político. Mas essa era a marca do cinema desse grande cineasta polonês, que surgiu como documentarista e logo imprimiu seu estilo e ideologia em obras ficcionais.
 Quando se fala em Kieslowski logo se pensa nas palavras sendo substituídas por uma poesia imagética. Realizados em 1993, 1994 e 1995, os filmes da trilogia das cores são os últimos da carreira do polonês, que acabaram o tornando famoso internacionalmente. Nela, ele conseguiu colocar todos os elementos que vinha aprimorando, utilizando as cores como ambientação psicológica e estética e abrigando temas e motivações correlatas entre os personagens dos três filmes, prova irrefutável da sua genialidade. (Lorenna Montenegro)

SERVIÇO: Sessão ACCPA/IAP apresenta “A Fraternidade é Vermelha”, de Krzysztof Kieslowski. Nesta segunda, 12 de novembro, às 19h no Cineclube Alexandrino Moreira. Endereço: Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 216 – ao lado da Basílica de Nazaré). Entrada Franca. Após a exibição, debate entre os críticos da ACCPA e o público.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog