quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CINEMA DO JAPÃO NO CINE ESTAÇÃO


A partir de, 11 de setembro, o Cine Estação das Docas abre espaço em sua programação pra a Mostra "Força da Superação e Beleza do Japão”. Os filmes mostram o processo de recuperação após o grande terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão em março do ano passado, assim como títulos com temáticas de reencontro e determinação dos personagens frente às adversidades.
A forte relação familiar que une as pessoas nas situações mais difíceis, o sentimento de perseverança e superação, assim como as diferentes faces da cultura do Japão, são os temas abordados na mostra que acontece de 11 a 13 de setembro, com entrada franca.
Os filmes serão exibidos em formato DVD, em sessões às 16h, 18h e 20h30, com legenda em português. A Mostra "Força da Superação e Beleza do Japão” é uma realização do Consulado Geral do Japão, com apoio da OS Pará 2000 e Secretaria de Estado de Cultura – Secult.
Programação:
Dia 11/09
16h: Hula Girls de Fukushima (Ganbappe Huragaru)
2011 | 102 min. Direção: Masaki Kobayashi
18h: A Ilha do Cãozinho Rock (Rokku: Wanko no Shima)
2011 | 123 min. Direção: Isamu Nakae
20h30: Éclair - Uma Jornada Errante (Ekureru/Okashi Horoki)
2011 | 107 min. Direção: Akio Kondo


Dia 12/09
16h: O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Muko, Yakusoku no Basho) 2004  90m. Direção: Makoto Shinkai. Animação
18h: Viajando com Haru (Haru tono tabi)
2009 | 134 min. Direção: Masahiro Kobayashi
20h30: Quarteto! (Quartet!)
2011 | 118 min. Direção: Junichi Mimura
Dia 13/09
16h: O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Muko, Yakusoku no Basho) 2004  90m. Direção: Makoto Shinkai. Animação
18h: Quarteto! (Quartet!)
2011 | 118 min. Direção: Junichi Mimura
20h30: Hula Girls de Fukushima (Ganbappe Huragaru)
2011 | 102 min. Direção: Masaki Kobayashi

SINOPSES
A Ilha do Cãozinho Rock (ロック わんこの島)
2011 | 123 min. Direção: Isamu Nakae. Elenco: Ryota Sato, Kumiko Aso, Ryonosuke Hashino
Distante cerca de seis horas e meia de navio, saindo de Tokyo (capital do Japão), localiza-se Miyakejima, uma pequena ilha no Oceano Pacífico também conhecida como a Ilha do Vulcão, pelo fato de passar por sucessivas erupções que se repetem a cada 20 anos. Nessa ilha, vive a família de Shin, que administra uma pensão. Shin tem um cãozinho, Rock. No verão de 2000, uma erupção do vulcão os obriga a abandonar a ilha e acabam se desencontrando com o cão. Shin e sua família conseguem se refugiar em um abrigo, em Tokyo. Ainda com esperanças de reencontrar Rock, Shin visita um centro de resgate de animais e acaba por encontrar o cão. O abrigo, porém, não admite a convivência com animais, obrigando Shin a tomar uma decisão.

Éclair - Uma Jornada Errante (エクレール、お菓子放浪記)2011 | 107 min.Direção: Akio Kondo. Elenco: Hajime yoshii, Saori, Kenichi Endo, Keiko Takahashi
Em 1942, Akio foge do orfanato, mas é detido ao furtar doces. O delegado Toyama, ao vê-lo faminto, oferece-lhe um pão doce. Naquele momento, Akio teve uma sensação inigualável, ao saborear um doce. Akio é encaminhado ao reformatório, onde passa por uma rígida educação militar comandada pelo Ijuin. No ano seguinte, Akio é adotado por Fusano, surgindo então a esperança de ter uma família. Porém, tudo não passava de ilusão, pois lhe eram atribuídos apenas serviços braçais, como um mero empregado. Desiludido, ele resolve fugir de casa e ingressa num grupo de teatro itinerante, onde finalmente encontra seu refúgio.

Hula Girls de Fukushima (がんばっぺ フラガール)
2011 | 102 min. Direção: Masaki Kobayashi. Elenco: Yukari Maruhia, Alex Yuji, Kazuhiko Kojndo, Kareinani Hayakawa
Após o terremoto de 11 de março, que atingiu a cidade de Iwaki, na província de Fukushima, passados 46 anos após a sua inauguração, o Spa Resort Hawaians, que já fora uma das principais atrações turísticas da região, conhecida também como o Havaí do nordeste japonês, volta a realizar uma caravana com as dançarinas de hula pelo Japão. Esse resort fora inaugurado numa época em que a política energética do país passara a empregar o petróleo, e não mais o carvão mineral. Mesmo com a estagnação enfrentada pela cidade, que vivia exclusivamente da mineração, os habitantes conseguem revitalizá-la, movidos pela motivação de que “aqueles que trabalham na montanha superam as adversidades unidos”. E o resort, mesmo concedendo parte das instalações para os desabrigados, retoma suas atividades, promovendo a caravana das dançarinas.

Quarteto! (カルテット!)2011 | 118 min
Direção: Junichi Mimura. Elenco: Mahiro Takasugi, Shigeki Hosokawa, Mayu Tsuruta, Ayame Goriki
Kai, uma estudante e promissora violinista, vive na cidade de Urayasu, em Chiba. Sua professora de música, Chihiro, a orientava: “Encontre logo a sua sonoridade!”. Mas Kai não compreendia o verdadeiro significado dessa frase, por mais que sua cabeça estivesse concentrada na música, e embora ela viesse de uma família de músicos, na qual seu pai era pianista, sua mãe uma celista e sua irmã, Misaki, uma flautista que trocou a música pela rebeldia. Certo dia, ao voltar da escola, Kai notou alguém tocando piano. E, naquele momento, ao perceber que a música era a única forma de reunir os laços da família, ela toma uma decisão: montar um quarteto.

Viajando com Haru (春との旅)2009 | 134 min. Direção: Masahiro Kobayashi
Elenco: Tstsuya Nakadai, Eri Tokunaga, Hideji Otaki, Kin Sugai, Akira Emoto, Teruyuki Kagawa
Na cidade de Mashike, em Hokkaido, onde a principal atividade da região é a pesca de arenque, vivem Tadao, um velho pescador, e sua neta Haru numa humilde casa. Para não ter que abandonar seu avô, que tem problemas na perna, Haru inicia uma jornada em busca de seus irmãos. Shigeo, o irmão mais velho, reside numa mansão em Kesennuma. Ikuo, o irmão mais novo, foi sentenciado por uma pena cometida por outro. Shigeko administra um hotel tradicional em Naruko; enquanto Michio enfrenta dificuldades em seus negócios imobiliários em Sendai. Ao reencontrá-los, porém, depara-se com a realidade: os problemas que poderiam ser ocasionados, sobretudo devido à situação de cada família, geram conflitos resultantes do sentimento de amor e ódio entre eles.
O Lugar Prometido em Nossa Juventude (雲のむこう、約束の場所)
200490 min Direção e roteiro: Makoto Shinkai.  Criação dos personagens: Ushio Tazawa
O Japão foi dividido em norte e sul, um outro mundo pós-guerra. Hiroki Fujisawa e Takuya Shirakawa moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri Sawatari e pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Fazem uma promessa de voar até ela com a Sayuri, num avião construído por eles. Mas, de repente, Sayuri é transferida para Tóquio,e  isso abala os dois amigos que param a construção do avião, e seguem por caminhos diferentes. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todo estes anos. Com ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram levando a Sayuri. Até ao lugar em que fizeram aquela promessa, há muito tempo atrás…

Nenhum comentário:

Arquivo do blog