sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"PAVOR NOS BASTIDORES"DE HITCHCOCK NA SESSÃO CULT DIA 01/09/12


Morte no palco
Marlene Dietrich ilumina “Pavor nos Bastidores”,filme que encerra o ciclo em homenagem à Hitchcock O público que frequenta o Cine Líbero Luxardo pediu e a Associação de Críticos de Cinema do Pará resolveu programar mais um filme de Alfred Hitchcock para a sessão Cult. Durante o mês de agosto, um ciclo em homenagem ao mestre do suspense ocupou diversos espaços da cidade exibindo “Suspeita”, “Tortura do Silêncio” e “Assassinato!”. Neste sábado, a obra escolhida data de 1950 e conta com ninguém mais do que Marlene Dietrich no papel principal: a diva é envolta numa trama ardilosa em “Pavor nos Bastidores”. Ela é Charlotte Inwood, estrela dos palcos que fica viúva misteriosamente. A suspeita acabando recaindo sob o seu amante, Jonathan (Richard Todd) e a amiga dele, a estudante de teatro Eve Gill (Jane Wyman), começa a ir atrás de evidências que ajudem a inocentá-lo.
A história se assemelha um pouco com a de “Assassinato!”, filme que ‘Hitch’dirigiu em 1930 onde um ator tem que buscar argumentos para defender a amiga atriz da acusação de ter cometido um crime. Aqui também se busca responder a pergunta ‘quem matou?’ sendo que, nesse caso, as intrigas são melhores arquitetadas. Jonathan tem certeza de que Charlotte é a assassina. Porém, há muito mais nas feições de Dietrich - uma das grandes estrelas da história do cinema -, do que as câmeras podem capturar. Sedutoramente ela vai contribuindo para que o cerco se feche em torno do amante, com revelações que o deixam numa situação complicada. Dietrich veste lindos figurinos de Dior enquanto se desvencilha da culpa, seduz o ex-amante e consegue fascinar até Eve. Mesmo com as maquinações, não é possível afirmar que ela matou o marido. Afinal, no mundo de Alfred Hitchcock, os teatros são bem mais perigosos do que aparentam, os personagens nunca são o que parecem ser e a última cortina pode cair a qualquer momento. Essa tradição um tanto perversa da dramaturgia, impera no clima de“Pavor nos Bastidores”. Com um humor negro bem colocado em algumas cenas carregadas de ‘Hitch’, o filme contem doses de suspense e ação na mesma medida, apoiado pela engenhosidade do cineasta, que transforma um teatro em um palco de morte com brilhantismo. O elenco que tem grandes atores britânicos como Alastair Sim, Sybil Thorndike, Joyce Grenfell e Kay Walsh – além da própria filha do diretor, Patricia Hitchcock interpretando papeis de relevância na trama. Hitchcock, que se vivo estivesse teria completado 113 anos, merece ser reverenciado por gerações não apenas por ter estabelecido as regras para um gênero cinematográfico, mas pela habilidade em tornar o cinema aprazível para uma gama maior do público, sem ofender a inteligência jamais. Por isso e por tantas outras razões é que a ACCPA prestou a homenagem a esse cineasta que recentemente teve o seu "Um Corpo que Cai" alçado ao primeiro posto da lista de melhores filmes de todos os tempos produzida pela revista britânica Sight and Sound.

SERVIÇO
Sessão Cult apresenta “Pavor nos Bastidores”, de Alfred Hitchcock.
Neste sábado, 01, às 16h, no Cine Líbero Luxardo - Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650). Entrada franca. Após o filme, debate entre o público e membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog