sexta-feira, 8 de junho de 2012

"O CONCERTO" EM DVD


"O Concerto" ( Le Concert,2009) de Radu Mihăileanu, um dos filmes, que poderia dizer, sem dúvida alguma, é obrigatório a todos os artistas, principalmente os músicos eruditos.
A história do filme é sobre o sonho da Harmonia perfeita que o Maestro Andrey Filipov, do Bolshoi, que não rege a 30 anos, pois sua carreira foi destruída durante o regime comunista, por não ter concordado em demitir os músicos Judeus, assim se tornando o faxineiro do Teatro.
Ao interceptar um fax, mandado para o Diretor do Teatro Bolshoi, convidando a orquestra a tocar em Paris, Andrey reuni a sua antiga orquestra e embarcam em uma louca e divertida aventura para tocar em Paris.
O filme fala sobre a busca do execução perfeita, sobre como a música erudita é além de tudo, sentimento, a realização, algo que só quem viveu na música pode sentir, o prazer da execução, a busca da realização perfeita.
O filme também trata de um reencontro entre o Maestro e a Solista escolhida Anne-Marie Jaques, e essa ligação fica sendo um mistério durante todo o filme até a ultima cena, que é a execução do Concerto para violino de Tchaikovsky
O filme tem uma trilha sonora primorosa com atores que trabalharam bem os seus personagens, que se comportam de fato como os músicos se comportam, no palco aquela seriedade toda, por de trás, aquela loucura, quase que outras pessoas.
Mas um filme que fala de sentimento é isso, os espaços tem sentimentos, não importa quão louco você possa parecer, na hora de um Concerto, aquele momento, aquele curto momento que parece durar tanto e é tão breve, é o que mais importa.
O diretor, o roteirista, a produção do filme de uma forma geral, teve muita sensibilidade, de buscar atores, que realmente tocassem, ou mais provável músicos que atuassem, um olhar mais especializado podia ver que o dedilhado e a arcada dos músicos, correspondiam a música tocada, isso que foi o mais fantástico do filme.
O Concerto é um filme para se saborear e se emocionar com a Música, e extremamente recomendado.(Raoni Arraes)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog