quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"O GAROTO DA BICICLETA" EM MARÇO NO CINE ESTAÇÃO


No mês de março, o Cine Estação das Docas exibe ‘O Garoto da Bicicleta’, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes em 2011, juntamente com ‘Era Uma Vez na Anatólia’, de Nuri Ceylan.
Os irmãos Dardenne são conhecidos do público do Cine Estação pelo filme ‘A Criança’, exibido em 2006 e laureado com a Palma de Ouro em Cannes. ‘O Silêncio de Lorna’, exibido no projeto Moviecom Arte em 2009, é um poucos exemplares da filmografia dos irmãos Dardenne exibido no circuito alternativo, que ainda espera exibir títulos inéditos como ‘O filho’ (2002), ‘A promessa’ (1997) e o premiado ‘Rosetta’ (1999).
Em ‘O Garoto da Bicicleta’, a história de Cyril (Thomas Doret), um garoto de 11 anos abandonado pelo pai (Jeremie Renier), é marcada pela reflexão sobre os relacionamentos familiares, em que os cineastas belgas dão um toque muito próprio de dirigir atores, que camufla as emoções e destaca a ação humana.
O mote da história é a presença da cabelereira Samantha (Cécile de France) que desenvolve uma relação com o revoltado garoto. Ela, como tutora e ele, como seu aprendiz, desenvolvem uma relação de cooperação mútua, que se mantém frágil devido ao comportamento explosivo de Cyril. Cécile de France, que trabalhou com Clint Eastwood em ‘Além da vida’ (2010), explora mínimos movimentos para compor uma espécie uma madrinha de contos de fadas que intercepta o desvio de Cyril em direção à delinqüência. Em um momento do filme, a bicicleta de Cyril parece ser a única ligação entre os dois.
O roubo da bicicleta, nos moldes do realismo social francês, pode até fazer referência ao clássico ‘Ladrões de Bicicleta’, pilar do neo-realismo italiano sob a direção de Vittorio de Sica; mas o século é outro, assim como as motivações dos personagens, apesar dos procedimentos estéticos como o não uso de atores profissionais. Neste filme, os cineastas optam por incluir trilha sonora (recurso não observado nos filmes anteriores), câmera na mão em movimento quase permanente e pouquíssimas tomadas paradas.
O cinema dos irmãos Dardenne mostra personagens desamparados numa Europa em questão, seja pelo desemprego, pelo crime ou pela orfandade.
O filme foi produzido por produtoras cinematográficas da Bélgica, França e Itália, sendo indicado ao European Film Awards nas categorias melhor filme, diretor e atriz, vencendo como melhor roteiro. Foi também indicado na categoria de melhor filme estrangeiro ao Globo de Ouro.

Serviço
O Garoto da Bicicleta (França, 2011)
Direção e roteiro: Jean-Pierre e Luc Dardenne
Com Cécile de France e Thomas Doret. 14 anos. 1h 27
Dias de exibição em março:
1º (quinta), às 18h e 20h30
02 (sexta), às 18h e 20h30
04 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
08 (quinta), às 18h e 20h30
09 (sexta), às 18h e 20h30
e 11(domingo), às 10h, 18h e 20h30

Nenhum comentário:

Arquivo do blog