sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

"MELANCHOLIA" DE LARS VON TRIER NO CINE ESTAÇÃO A PARTIR DO DIA 08/12


‘Melancholia’, de Lars von Trier, no OI Cine Estação
Neste fim de ano, o cinemão da Estação das Docas finalmente exibe um dos mais belos filmes realizados nos últimos anos: ‘Melancholia’, escrito e dirigido por Lars von Trier, com Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland e Kirsten Dunst, laureada com Prêmio de Melhor Atriz em maio deste ano no Festival de Cannes 2011.
A narrativa gira em torno de duas irmãs durante e logo após a festa de casamento de uma delas, enquanto a Terra está prestes a colidir com um planeta gigante que está se aproximando ameaçadoramente. A festa glamourosa e cara está longe de ser bem sucedida, com os pais divorciados de Justine abertamente hostis no jantar.
A idéia do filme surgiu durante uma sessão de terapia do diretor Lars von Trier (Dogville, Ondas do Destino, Manderlay, O Anticristo). Trier, em seguida, desenvolveu a história não como um filme de desastre e sem qualquer ambição de retratar astrofísica realista, mas como uma forma de analisar a psiquê humana durante um desastre.
A história das duas irmãs como personagens principais foi desenvolvida por meio de uma troca de cartas entre Trier e a atriz Penélope Cruz. A atriz espanhola escreveu que gostaria de trabalhar com Trier, e falou com entusiasmo sobre a peça ‘As Criadas’ de Jean Genet.
Penélope Cruz foi inicialmente escalada a desempenhar o papel principal, mas desistiu quando o cronograma de filmagem de outro projeto foi alterado. Dunst tinha sido sugerida para o papel pelo cineasta americano Paul Thomas Anderson em uma conversa sobre o filme entre ele e Trier. Grande parte da personalidade do personagem Justine foi baseada no processo terapêutico de Trier.
No filme, a inserção do prelúdio de ‘Tristan und Isolde’, de Richard Wagner, foi inspirada na afirmativa de Marcel Proust ao concluir que o prelúdio de Wagner é a maior obra de arte de todos os tempos. ‘Melancholia’ usa a música mais do que qualquer filme de Trier desde ‘The Element of Crime’, de 1984. Os efeitos visuais foram elaborados por uma equipe de 19 artistas gráficos, que trabalharam no projeto durante três meses.
A estreia oficial aconteceu na última edição do Festival de Cannes 2011, exatamente no dia 18 de maio. Na coletiva, Trier brincou com a imprensa sobre como trabalhar em um filme pornográfico de hardcore com Dunst e Gainsbourg, fez piadas sobre judeus e nazistas, disse que compreendia Adolf Hitler, que admirava o trabalho do arquiteto Albert Speer, e anunciou que era um nazista. Foi o suficiente para ser considerado ‘persona non grata’ e ser expulso do festival, mesmo dando entrevistas promocionais sobre o filme.
A sugestão palaciana de um conto de fadas apocalíptico, que remete ao romantismo alemão, traz para o filme interpretações excepcionais de todo elenco, em especial para Kirsten, Dunst, que já tinha trabalhado com Sophia Coppola (As Virgens Suicidas) e Michel Gondry (Brilho eterno de uma mente sem lembranças). Ela interpreta uma personagem diferente de qualquer outro que ela já tentou, o que lhe valeu o prêmio máximo de interpretação feminina em Cannes.
O filme é uma produção dinamarquesa com co-produtores internacionais na Suécia, França, Alemanha e Itália. As filmagens ocorreram na Suécia e o orçamento total foi de 52,5 milhões de coroas dinamarquesas.

Sinopse
Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resulta em sua destruição por completo. Neste contexto Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.

Serviço
Melancholia. De Lars von Trier. Com Kirsten Dunst, Kiefer Sutherland e Charlotte Gainsbourg. 14 anos. 130m. Ficção científica.
Datas de exibição em dezembro
8 (quinta), às 18h e 20h30
9 (sexta), às 18h e 20h30
10 (sábado), às 18h e 20h30
11 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
16 (sexta), às 18h e 20h30
17 (sábado), às 18h e 20h30
18 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
Ingressos: R$ 7,00 (com meia-entrada para estudantes).
Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.
Apoio: ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog