sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"DUMBO" NA SESSÃO FANTASIA DIA 27/11/11

O Elefantinho que podia voar
“Dumbo” comemora 70 anos de lançamento com exibição no Olympia
Quem não conhece a história do filhote de elefante nascido no circo, que com suas orelhas gigantes desafia o julgo do dono do lugar e tenta ser livre, acompanhado do fiel ratinha Timóteo? Quem consegue segurar as lágrimas quando a mãe do pequeno é aprisionada e separada de seu filho? Ou quem não se diverte com os desaforados urubus que vivem se espreguiçado na rede elétrica e ensinam “Dumbo” a perder o medo de voar? Pois todos esses ingredientes que transformaram o filme da Disney num clássico amado por gerações, e sucesso de crítica arrebatando prêmios no Oscar e em Cannes, poderão ser (re) vistos na tela do Cine Olympia neste domingo, na Sessão Fantasia promovida pela Associação de Críticos de Cinema do Pará.
“Dumbo” é daqueles personagens que sempre existiram. Um dos primeiros de um filme da Disney que se imortalizaram – mais até do que Bambi, cuja história é igualmente dramática – nas telas de cinema, fitas VHS e DVD. A história trata de preconceito, pois as orelhas grandes de “Dumbo” chamam tanto a atenção de todos no circo que ele acaba sendo excluído, como se tivesse um defeito. É o destemido ratinho Timotéo quem o ajuda a vencer as dificuldades quando ambos descobrem que o defeito lhe garante a incrível habilidade de alçar vôo.
Realizado em 1941, o filme completa 70 anos e ganhou uma edição especial com o desenho remasterizado e uma série de extras lançada no final do ano passado em Blu Ray e em DVD. Ela inclui uma sequência inédita sobre o porquê dos elefantes temerem os ratos, jogos, curiosidades e bastidores e depoimento de Walt Disney sobre o filme.
Na edição especial, o roteirista Dick Huemer conta que a inspiração para caracterizar “Dumbo” surgiu após a leitura de uma historia de Joe Grant. Aí ele criou o elefante com olhos tristonhos, roupa de palhaço e orelhas grandes e caídas. Também cartunista, Huemer criou diversos personagens célebres como a rainha má da Branca de neve e os sete anões.
O filme ainda brinca com diversas situações que deixam o espetáculo mais cômico e também triste. “Jumbo Jr” é o nome original do bebe elefante, que, por conta das orelhas grandes é apelidado de Dumbo - que em inglês significa ‘estúpido’. Dumbo foi a primeira animação lançada pela Disney em vídeo, o tornando especial para as mais novas gerações.
A animação arrebatou o Oscar de melhor trilha sonora e canção e um premio muito especial do festival de Cannes, tanto pela maneira como abordou um tema árduo – o preconceito – o tornando palatável para o público em geral, quando pelas sequencias surrealistas que mostram elefantes coloridos que plasticamente são incríveis. (Lorenna Montenegro)

Assista
Sessão Fantasia da ACCPA apresenta “Dumbo”. Domingo dia 27/11, às 16h no Cine Olympia (Avenida Presidente Vargas). Entrada Franca. Livre para todas as idades.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog