quarta-feira, 18 de maio de 2011

"INSPETOR GERAL" NA SESSÃO CULT DIA 21/05/11


"INSPETOR GERAL"
Original: The Inspector General-EUA,1949
Direção de Henry Koster
Roteiro de Philip Rapp e Harry Kunitz e Bem Hecht baseado na obra de Nikola Gogol
Elenco: Danny Kaye
Argumento: Na Rússia imperial uma provincial espera apreensiva a visita do Inspetor Geral do Tzar, pois todos os políticos são corruptos. Nesse tempo um saltimbanco que vende um xarope que diz ser remédio é traído por seu ajudante que se apieda de uma velhinha compradora do produto denunciando a fraude. Ele é expulso da carroça onde atua o saltimbanco e, faminto, chega à cidade com um pedaço de uma falsa carta de Napoleão que o patrão usava como recomendação a seu produto. Este papel que servia para tapar um buraco em sua bota o identifica como o Inspetor Geral que sabidamente chegaria incógnito. Daí em diante os homens do governo tentam se esconder e outros a planejar a morte da “autoridade” recém-chegada. O clímax da história é quando o verdadeiro inspetor aparece na cidade.
Importância Histórica: Gogol escreveu a história de “O Inspetor Geral” no século XIX mas a oportunidade da trama ultrapassou o tempo e o espaço. Apesar disso o filme de Henry Koster(“Meu Amigo Harvey”,”O Manto Sagrado”) é todo de Danny Kaye, o “one show man” que no papel principal não só faz um tipo hilariante como canta, dança e faz mímica a lembrar Barrault e Marceau.Danny Kaye fez várias comédias para Samuel Goldwyn nos anos 40 e depois disso algumas produções da Paramount como “Cabeça de Pau”(Knock on Door) e “O Bobo de Corte”(The Court Jester) de Melvin Frank e Norman Panama. Sempre cantava as musicas de sua mulher, Sylvia Fine. E aproveitava os papéis para exibir seu talento multifacetário até hoje sem um continuador no cinema americano. Seus filmes são inéditos em DVD no Brasil exceto este, feito na Warner Bros. Além de comédias que marcaram época Kaye fez alguns papéis dramáticos como o do pistonista Red Nichols em “A Lágrima que Faltou”(The Five Pennies/ 1959 )onde chegou a apresentar um dueto de jazz com Louis Armstrong, e “A Louca de Chaillot”(Madwoman of Chaillot/1969) .
Em Parceria com a ABDeC-Pará:
Curta-metragem: “Mr. Abrakadara”

SESSÃO CULT
"INSPETOR GERAL"
CINE LÍBERO LUXARDO
SABÁDO DIA 21/05/11
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
APOIO : ACCPA
Próximo Programa:
Dia 04/06 –“NÓS QUE NOS AMAVÁMOS TANTO” - Homenagem aos 80 anos do diretor italiano Ettore Scola. Com Nino Manfredi e Vittorio Gassman.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog