quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"FURACÃO" DE JOHN FORD NA SESSÃO AVENTURA DO CINE OLYMPIA

"FURACÃO"
Original: The Hurricane- EUA, 1937.
Direção de John Ford e Stuart Heisler
Roteiro de Dudley Nichols e Oliver Garret baseado no romance de Charles Nordhof e James Norman Hall.
Elenco: Dorothy Lamour, Jon Hall, Mary Astor, C. Aubrey Smith,Thomas Mitchell, Raymond Massey, John Carradine, Jerome Cowan.
Argumento: a ação se passa no Tahiti na primeira metade do século XX. Um jovem marinheiro é explorado por seu patrão ligado ao governo colonial. Ele rebela-se e fica em casa,com a esposa, numa outra ilha. O cenário muda radicalmente quando chega um furacão, destruindo tudo.
Importância Histórica : Dorothy Lamour(1914-1996) revelou um tipo em “A Princesa das Selvas”(The Jungle Princess) em 1932. A morena que usava “sarong”,veste típica de nativos das ilhas do sul do Pacifico , marcou presença em diversos filmes ambientados nessa região,incluindo comédias da série “Road to” com Bob Hope e Bing Crosby .Ela apareceu também no premiado “O Maior Espetáculo da Terra” de Cecil B.De Mille. O ator Jon Hall (1915-1979) era o galã das “aventuras das mil e uma noites”ao lado de Maria Montez. Os dois eram muito populares e o produtor Samuel Goldwyn colocou-os neste furacão muito realista para o tempo anterior à técnica CGI, chamando o mestre John Ford para assumir a direção. Rodado em preto e branco o filme impressionou uma geração e ficou como um titulo diferente na obra de Ford.

SESSÃO AVENTURA
"FURACÃO"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 20/02/11
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
APOIO : ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog