sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL NO CINE LÍBERO LUXARDO


MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL
15 de dezembro de 2010 – Quarta-feira
A Teta Assustada (La teta asustada, 2009, Espanha e Peru, 95 minutos, de Claudia Llosa)
Sinopse: Entre 1970 e 1990, o Peru atravessou um dos períodos mais obscuros da sua história. Durante 20 anos, milhares de mulheres vítimas da violência da guerra guardaram o silêncio. Estes crimes deixaram feridas e traumas ocultos, não só nas suas almas, mas também nos seus filhos que acabaram herdando esse medo. A “teta assustada” é uma doença que se transmite pelo leite materno. Diz-se que as crianças nasceram sem alma porque se esconderam na terra para fugir do terror. Fausta não viveu a guerra, mas foi testemunha da violação da mãe e da morte do pai enquanto ainda estava no ventre materno. A guerra acabou e ninguém mais lhe fará mal, mas ela vive assustada.

16 de dezembro de 2010 – Quinta-feira
Um Namorado para Yasmina (Un novio para Yasmina, 2008, Espanha, 92 minutos, de Irene Cardona Baças)
Sinopse: Yasmina é uma jovem marroquina culta e atraente que foi para a Espanha com a intenção de continuar seus estudos universitários. Vive na cidade da Estremadura com seu irmão Abdel e outros marroquinos que trabalham na agricultura. Yasmina não consegue sentir-se à vontade nem com os marroquinos, nem com os espanhóis, e o único lugar no qual ela parece sentir-se bem e à vontade é uma associação de acolhida a imigrantes. Yasmina vive uma apaixonada e típica história de amor com Javi, um jovem policial municipal. A relação funciona bem até que ela sugere o casamento. Ele começa a desconfiar e, sentindo-se usado, nega-se a casar com a moça.

17 de dezembro de 2010 – Sexta-feira
Forasteiros (Forasteros, 2008, Espanha, 105 minutos, de Ventura Pons)
Sinopse: Baseado na obra homônima de Sergi Belbel, em Forasteiros, uma mesma família vive dois acontecimentos traumáticos com 40 anos de diferença: a perda de um de seus membros e a chegada de vizinhos forasteiros, episódios que acabam transtornando a suposta harmonia familiar e social. A fragilidade das relações familiares, o passar do tempo, o sentido da existência e, acima de tudo, o medo e a desconfiança perante o desconhecido (o estranho, o estrangeiro, o forasteiro) perturbam a mentalidade destes seres tradicionais.

18 de dezembro de 2010 – Sábado
Caminho (Camino, 2008, Espanha, 143 minutos, de Javier Fesser)
Sinopse: Obra inspirada na vida de Alexia González-Barros, falecida em 1985 com apenas 14 anos, após lutar 10 meses contra uma doença. A descoberta do primeiro amor ou sua educação baseada no Opus Dei marcaram em seus últimos dias. O filme ganhou seis das sete categorias em que era candidato na 23ª Edição dos Prêmios Goya, incluindo melhor filme e melhor diretor.

19 de dezembro de 2010 – Domingo
Amadores (Amateurs, 2008, Espanha, 86 minutos, de Gabriel Velázquez)
Sinopse: Julio é um arisco trabalhador da construção civil de 65 anos de idade que vive no bairro madrilenho de Vallescas. Esteve só por toda sua vida, e agora está disposto a enfrentar, também só, sua eminente aposentadoria. Até que um dia, uma jovem que acaba de chegar de Marselha, bate à sua porta com a informação de que ali mora o seu pai. Confuso e sem saber muito bem o que fazer, Julio deve tomar a decisão mais difícil de sua vida: renegar uma adolescente da qual nunca tomou conhecimento e se diz sua filha ou acolhê-la como remédio para sua solidão.

Horário: 19h30
Local: Cine Líbero Luxardo
Entrada franca
Legenda em português

Nenhum comentário:

Arquivo do blog