terça-feira, 13 de julho de 2010

CURTAS DE ANIMAÇÃO NO CC PEDRO VERIANO DIA 13/07/10

Animação Made in Brasil em Exibição
10 curtas produzidos nos anos 80 galgaram o caminho para o desenvolvimento do setor e a criação do centro técnico audiovisual.Se Carlos Saldanha faz sucesso hoje com sua franquia “Era do Gelo”, muitos animadores brasileiros tiveram que batalhar durante anos para desenvolver o mercado nacional e conquistar espaço mundo afora. 10 curtas-metragem produzidos em 1986, no Rio de Janeiro, serão exibidos, dia 13, terça-feira, na tela do Cineclube Pedro Veriano, como exemplares que permitem visualizar os primeiros passos da profissionalização do cinema animado no país.
De uns anos para cá a animação brasileira fala de igual para igual com os principais centros produtores do mundo, contando com vários animadores brasileiros que trabalham atualmente em Hollywood e longas e curtas nacionais que têm constante presença em festivais internacionais. Esta coletânea de curtas realizados na década de 1980, partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá - o que levou à criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) -, com suas técnicas simples, representam um marco. Nela estão os trabalhos de Rodrigo Guimarães, César Coelho, Léa Zagury, Aída Queiroz, José Rodrigues Neto (Evoluz), Fábio Lignini (Quando os morcegos se calam), Telmo Carvalho, Marcos Magalhães, Patrícia Alves Dias (Presepe) e Daniel Schorr (Viagem de ônibus), que mostram algo novo, lúdico, poético, apontando o caminho para a animação brasileira conquistar seu espaço.
Filmes:
Em nome da lei (Rodrigo Guimarães);
Evoluz (José Rodrigues Neto);Informística (César Coelho);Instinto Animal (Léa Zagury); Noturno (Aída Queiroz);
O Músico e o Cavalo (Telmo Carvalho);
Presepe (Patrícia Alves Dias);
Quando os morcegos se calam (Fábio Lignini);
Tem Boi no Trilho (Marcos Magalhães);
Viagem de Ônibus (Daniel Schorr).
Sobre o CCPV - O ponto de exibição Cineclube Pedro Veriano é uma parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O ponto de exibição conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.As sessões do ponto de exibição Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem.

Sessão Núcleo de Animação do CTAv, nesta terça-feira, 13/07/2010, 18h30, no ponto de exibição -Cineclube Pedro Veriano, que fica na Avenida Nazaré, prédio da Casa da Linguagem, s/n, esquina com Avenida Assis de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog