terça-feira, 13 de julho de 2010

CINECLUBE OI ESTAÇÃO DE VOLTA DIA 21/07/10

Cine Clube Oi Estação – Filmes na Orla
Julho
21/07, 19h
Curta: Visagem, de Roger Ellarrat
Longa: Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
Visagem
O filme é uma adaptação de sete contos do livro “Visagens e Assombrações de Belém” do escritor Walcyr Monteiro, livro este escrito a partir de causos e lendas sobrenaturais da cidade de Belém:
Na História, dois jovens entram clandestinamente em um antigo cemitério de Belém para fazer uma aposta: quem teria coragem de acender uma vela bem no centro do cemitério da Soledade, ao soar da meia-noite?Na medida em que a madrugada avança, eles se deparam cada vez mais com situações fantásticas e assustadoramente surreais dentro do cemitério. Mesmo não acreditando nas antigas histórias de visagens, os jovens agora vão protagonizar uma nova lenda urbana da cidade.
Ficha Técnica:Livre adaptação da obra de Walcyr MonteiroDireção e Produção de Roger ElarratRoteiro de Adriano BarrosoFotografia e câmera Adalberto JuniorTrilha original de Leonardo VenturieriDuração de 11 minutos.
Livre.
Roger Elarrat
Roger Elarrat é belenense, de 81. No currículo, uma faculdade de comunicação – habilitação em jornalismo – e anos de docência. No audiovisual, trabalha desde 2000, onde começou como assistente de direção e diretor de 2ª unidade em curtas metragens paraenses. Dirigiu o curta-metragem “Vernissage...” em 2006 e logo depois, o primeiro curta de animação em stop motion do Pará, “Visagem!”. É roteirista e diretor do documentário “Chupa-Chupa: a história que veio do céu”, projeto este que ficou em primeiro lugar no DOCTVIII no estado do Pará e, recentemente, da adaptação da minissérie, ainda inédita, “Miguel Miguel”, baseada na obra do escritor paraense Haroldo Maranhão.

Jogo de Cena
Gênero:Documentário
Duração:01 hs 45 min
Ano de lançamento:2007
Distribuidora:Videofilmes
Direção: Eduardo Coutinho
14 anos
Sinopse:Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, sendo filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres.
Elenco: Marília Pêra, Andréa Beltrão eFernanda Torres
Eduardo Coutinho, um dos mais importantes nomes do documentário brasileiro, teve uma formação que passou pelo cinema, teatro e jornalismo, tendo inclusive cursado a faculdade de Direito em SP. Seu trabalho é caracterizado pela profundidade e sensibilidade com que aborda problemas e aspirações da grande maioria marginalizada, seja em favelas, no sertão ou na boca do lixo. Político, sem ser panfletário, traz a emoção humana sem sentimentalismo nem truques. Apenas expõe a realidade com um olhar atento e compreensivo, dando a voz (ao invés de manipular) e concedendo, na montagem, o tempo necessário em cada plano para que a verdade das "personagens" possa se desvelar para a lente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog