segunda-feira, 17 de maio de 2010

"QUE FILME TU VAI FAZER ?" NO CC PEDRO VERIANO DIA 18/05/10

O debate sobre como fazer cinema no Brasil é o destaque da programação do Cineclube Pedro Veriano desta terça-feira, 18 de maio. O documentário paulista “Que filme tu vai fazer?” de Denoy de Oliveira, apresenta entre outros, depoimentos de cineastas como Nelson Pereira do Santos, João Batista de Andrade, Carlos Reichenbach e Chico Botelho. O debate será direcionado pela diretoria da ABDeC-Pa e todos são convidados.
No média-metragem “Que filme tu vai fazer?”, Denoy de Oliveira registra um momento de perplexidade e resistência. Quando o governo Fernando Collor de Mello fecha a Embrafilme e outros órgãos de regulamentação do cinema brasileiro, o diretor começa a entrevistar cineastas de norte a sul do país. Dessa prospecção resulta um inventário de projetos, sonhos, frustrações e esperança, antes da “retomada” da produção audiovisual a partir de meados dos anos 1990.
Segundo o crítico Gustavo Galvão, o documentário “persiste como testemunho genuíno do impacto causado pelo canetaço de presidente Fernando Collor de Mello que fechou a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), o Conselho Nacional de Cinema (Concine) e a Fundação do Cinema Brasileiro, em março de 1990. Sem perder jamais a veia cômica, o média-metragem de Denoy de Oliveira faz um apanhado dos projetos que pululavam pelo Brasil. Projetos... Alguns saíram do papel, outros não. O que conta é a obstinação em reagir. O filme combina a porção documental (com depoimentos de cineastas de diferentes estilos) com uma sátira abusada do contexto político que resultou no desmanche do cinema brasileiro. A investida é valorizada por soluções inspiradas ao cubo, como o cemitério onde jazem a Embrafilme e a reserva de mercado. E os recortes de jornal da época servem de amostras da cretinice de parte da elite brasileira, que resume o valor da cultura a questões mercantilistas”.
Produzido entre julho e novembro de 1991 e lançado em 1992, “Que filme tu vai fazer?” estimula o debate sobre a produção cinematográfica e abre um novo olhar para o processo fílmico no país.
Ficha técnica
Direção: Denoy de OliveiraRoteiro: Denoy de OliveiraElenco: Luiz Alberto Pereira; Colomide P. Gomes, Walter RogérioEmpresa Produtora: Palmares Arte e VídeoEmpresa(s) Co-produtora(s): Coop. dos técnicos do filme beca produtora de filmesProdução Executiva: Mario BorgnethDireção Fotografia: Silvio VieiraMontagem/Edição: Milton BolinhaCenografia: Marlene BarbosaFigurino: Debora Ivanov, Deocélia MelloTécnico de Som Direto: Uli BruhnMixagem: Eduardo SantosTrilha sonora: Caito Marcondes e Denoy de Oliveira
Sobre o Cineclube Pedro Veriano
O Cineclube Pedro Veriano é uma parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.
Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O Cineclube conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.
As sessões do Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem que fica na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog