quinta-feira, 15 de abril de 2010

"CICLO DE DOCUMENTÁRIOS : NÓS INDIGENAS " NO CC PEDRO VERIANO

CICLO DE DOCUMENTÁRIOS: NÓS INDÍGENAS

19/04/2010
16h30 "I Semana dos Povos Indígenas de Luiz Arnaldo Campos/Doc/digital/2007/ 12min /Belém/PA."
Sinopse: Durante a semana dos povos indígenas, delegações de mais de trinta etnias que vivem no Pará se encontram em Belém, buscando sua auto-organização e a construção de uma pauta de reivindicações junto ao governo estadual. Um momento de afirmação de direitos e projeções para o futuro.
16h45 "Wai’á Rini, O poder do sonho de Divino Tserewahu" / Doc/2001 / 48min./Xavante/MT (*VNA).
Sinopse:A festa do Wai’á, dentro do longo ciclo de cerimônias de iniciação do povo Xavante, é aquela que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as forças sobrenaturais. O diretor Divino Tserewahú vai dialogando com o seu pai, um dos dirigentes deste ritual, para revelar o que pode ser revelado desta festa secreta dos homens, onde os iniciandos passam por muitas provações e perigos.

20/04/2010
16h30 "II Semana dos Povos Indígenas" de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá/Doc/2008/16min/Belém/PA.
Sinopse: A luta pela demarcação da terra macuxi de Raposa Serra Sol pressiona a II Semana dos Povos Indígenas a enfrentar duas questões essenciais. Os índios são importantes para o Brasil? Os índios devem Ser considerados brasileiros?
16h50 "Kiarãsâ Yõ Sâty, O amendoim da cutia de Komoi Panara e Paturi" Panara/Doc/2005/51min/Panará/MT(*VNA).
Sinopse:O cotidiano da aldeia Panará na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia.
18h30 "Serras da Desordem" de Andrea Tonacci/Doc/2008/135min/Brasil
Sinopse: Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.

22/04/2010
16h30 "III Semana dos Povos Indígenas do Coletivo Audiovisual" Indígena/Doc/2009/7min/Belém/PA.
Sinopse: Durante a III Semana dos Povos Indígenas, jovens kayapós, xikrins e gaviões, integrantes da oficina de audiovisual percorrem as ruas de Belém com uma pergunta na ponta da língua: o Brasil foi descoberto ou invadido. Este é o filme fundamental de suas vidas.
16h40 "Shomõtsi" de Valdete Pinhanta Ashaninka/Doc/2001/42min/Ashaninka/AC (VNA). Sinopse:Crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashenika da fronteira do Brasil com o Perú. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turrão e divertido.

23/04/2010
16h30 "Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou" de Takumã Kuikuro e Maricá Kuikuro/Doc/2004/28min/Kuikuro/MT(*VNA).
Sinopse: uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.
17h00 "MARANGMOTXÍNGMO MÏRANG Das crianças Ikpeng para o mundo de Natuyu Yuwipo Txicão, Karané Txicão e Kumaré Ikpeng"/Doc/2001/35min/Ikpeng/MT(*VNA). Sinopse:Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.
17h40 1. Aprendendo a voar (de Bdjai Xikrim, Sateia Kui Assurini, Topramres Junure, Keyipytiti Bijack, Bemajti Xikrim, Aprare Gavião, Eslani Karaja e Betikre Kayapó)Doc/2009/13min/PA 2. A arte de saber (de Takakri Kayapó, Bdjai Xikrim, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó)Doc/2009/14min/PA 3. O antigo e o novo (de Bdjai Xikrim, Bijack, Bemajti Xikrim e Betikre Kayapó) Doc/2009/16min/PA.
Sinopse: três documentários realizados apartir de oficinas de audiovisual para os indígenas, onde o tema central abordado foi a educação escolar indígena, com base nas conferências regionais culminando com a realização da conferência Nacional. Que reuniu cerca de 200 povos indígenas em Brasília. Apontando novos rumos para educação escolar indígena reforçando cada vez mais o tipo de escola que cada povo quer para seu futuro, onde a autonomia e identidade cultural sejam valores indeléveis para construção do melhor caminho.

*Criado em 1987, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.


CICLO DE DOCUMENTÁRIOS: NÓS INDÍGENAS
Fundação Curro Velho
Local: Casa da Linguagem/Cineclube Pedro Veriano / Entrada Franca

Nenhum comentário:

Arquivo do blog