segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"FLASH GORDON NO PLANETA MONGO" E "O PLANETA PROIBIDO" NA SESSÃO CINEMATECA DI 28/02

SERIADO:“FLASH GORDON NO PLANETA MONGO” (1º e 2º Episódios)
Original: EUA, 1936.
Direção de Frederick Stephani
Roteiro de Alex Raymond (autor da HQ) e Ella O’Niell
Fotografia de Jerome Ash e Richard Freyer
Musica de Clifford Vaughan
Elenco: Larry Buster Crabbe, Jean Rogers,Charles Midletomn, Priscilla Lawson,Frank Shannon e Richard Alexander.
Argumento: A humanidade está ameaçada por um astro na linha de colisão. O dr.Hans Zarkov constrói uma nave espacial para interceptar o pequeno planeta. Entra em cena o jogador de pólo graduado em Yale, chamado Flash Gordon. Ele havia sofrido um acidente aéreo e caído próximo do laboratório de Zarkov. Logo é escolhido para tomar parte na pequena tripulação da nave que chegará ao planeta desconhecido e tomará contacto com uma civilização comandada por um imperador de nome Ming. Eles ficam sabendo que a jornada do astro é voluntária, que o pequeno mundo se chama Mongo e que a meta é dominar a Terra. Começa uma luta contra isso.
Importância Histórica: O filme em 13 episódios traduz uma das primeiras histórias do quadrinhista Alex Raymond publicada pela King Features. As aventuras do herói do espaço seriam premonitórias: exibiam transmissão de TV à distancia, aviões a jacto, e outras opções tecnológicas mais tarde transformadas em rotina. E fascinaram um público, especialmente jovem. No cinema surgiram mais 2 seriados e anos depois um longa metragem a cores produzido por Dino di Laurentiis. Atualmente está em curso uma nova edição para a tela grande. O ator Buster Crabbe fez também o papel de Tarzan e de um outro herói do espaço veiculado pelos quadrinhos (e anterior a Flash Gordon): Buck Rogers.
CADA EPISÓDIO DESTE SERIADO SERÁ ACOMPANHADO, NA SESSÃO AVENTURA DA ACCPA, DE UM FILME DE FICÇÃO-CIENTIFICA.

LONGA-METRAGEM:“O PLANETA PROIBIDO”
Original: Forbidden Planet-EUA-1956
Direção de Fred McLeod Wilcox
Roteiro de Cyril Hume baseado no conto de Irving Block e Allen Adler.
Fotografia de George J. Folsey
Música de Bebbe e Louis Barron (musica eletrônica)
Elenco: Walter Pidgeon, Anne Francis, Leslie Nielsen,Warren Stevens.
Argumento: No futuro distante uma astronave pousa num planeta pouco explorado pelo homem e a tripulação encontra um astronauta sobrevivente de uma expedição realizada anos atrás. Ele vive com a filha no que restou de uma civilização local. Os astronautas pensam em levar o homem e a jovem para a Terra, mas querem saber como a civilização local desapareceu e como os outros expedicionários morreram. Começam a perceber a presença de um ser invisível que pelas marcas deixadas no chão revelam um monstro.
Importância Histórica: O filme foi o primeiro do gênero “science-fiction” realizado em sistema de produção classe A pela então poderosa Metro Goldwyn Mayer. A fonte original atraía pela sua originalidade e a produção construiu todo o “décor” no estúdio, barateando os custos. Foi principalmente um sucesso de critica. O filme chegou a ser candidato ao Oscar de efeitos especiais e mais tarde ganhou o Saturn na edição em DVD (inédita no Brasil). Para os fãs de “sci-fi” é um clássico a ombrear com os melhores até hoje feitos.

SESSÃO AVENTURA
SERIADO: “FLASH GORDON NO PLANETA MONGO”
LONGA-METRAGEM: “O PLANETA PROIBIDO”
Cine Olympia
Domingo Dia 28/02/10
Horário : 16 h
Entrada Franca

Programação : ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog