segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO" DE FRANK CAPRA NA SESSÃO CINEMATECA DIA 21/02/10

“ESTE MUNDO É UM HOSPICIO”
Original: Arsenic and Old Lace- EUA, 1944
Direção de Frank Capra.
Roteiro de Julius Epstein da peça de Joseph Kesseiring
Fotografia de Sol Polito
Musica de Max Steiner
Elenco: Cary Grant, Priscilla Lane, Raymond Massey, Peter Lorre,Jack Carson, Edward Everett Horton, James Gleason, Josephine Hull e Jean Adair .
Resumo do argumento: Critico literário conhecido por defender a condição de celibatário casa às pressas e segue para a casa de suas tias. Lá encontra surpresas, a começar com um cadáver debaixo do sofá da sala. Logo ele sabe que as tias matam mendigos que batem à sua porta pedindo comida, certas de que estão fazendo uma caridade (mandando-os para o céu). Na casa também mora um tio que pensa ser o presidente Teddy Roosevelt e logo chega um irmão louco assassino com um ajudante.
Importância Histórica: Sucesso na Broadway, inclusive numa reprise recente, a peça “Arsênico e Alfazema” brinca com o terror comum das histórias de psicopatas assassinos. Frank Capra dirigiu o filme pouco antes de ir para o front da 2ª.Guerra Mundial convocado para fazer reportagens cinematográficas sobre o conflito. O curioso é que o lançamento nos cinemas foi prejudicado pela própria guerra. Achando um tema muito forte para o clima de então, a produtora, Warner, reteve a estréia em um ano, ou seja, para logo depois do armistício.
O filme difere muito das comédias sociais do diretor, por isso senso hoje um dos títulos menos vistos de sua filmografia. Mas a narrativa dinâmica, escondendo a métrica do palco, é elogiada como um modelo de relacionamento do cinema com o teatro.

SESSÃO CINEMATECA
“ESTE MUNDO É UM HOSPÍCIO”
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 21/02/10
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO: ACCPA


Nenhum comentário:

Arquivo do blog