terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"SOBERBA" DE ORSON WELLES NA SESSÃO CINEMATECA DIA 10/01/10


"SOBERBA"
Original: The Magnificent Amberson – EUA, 1942
Direção de Orson Welles
Roteiro de Welles baseado no livro de Booth Tarkington.
Cenas adicionais de Joseph Cotten e Jack Moss.
Fotografia de Stanley Cortez
Música de Bernard Herrmann e Rob Webb
Elenco: Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxterm Tim Holt, Agnes Moorehead, Ray Collins e Orson Welles como narrador.
Argumento: Na Indianapolis do final do século XIX o jovem Eugene Morgan deseja casar-se com Isabel Amberson, filha de uma família da classe media alta. O casamento é impedido e ela acaba desposando Wilbur Minafer com quem tem um filho chamado George. Anos depois Wilbur morre e Eugene torna-se um milionário graças à nascente industria automobilística. Reencontrando Isabel ele reinicia o relacionamento, mas o filho dela se coloca contra isso.
Importância Histórica : O filme foi feito depois do famoso “Cidadão Kane”.Orson Welles pensava que ainda possuía o prestigio que desfrutou na empresa RKO, e não chegou a ver a edição final embarcando para o Rio de Janeiro com o objetivo de filmar “O Americano”. Na então capital brasileira ele recebeu telegrama do editor Robert Wise dizendo que a direção do estúdio obrigou-o a cortar muitas seqüências, reduzindo a metragem de mais de 2 horas e meia para apenas 86 minutos. Welles ficou irado, gastando fortuna em telegramas para Wise e superiores tentando preservar a obra de autor. Mas o filme acabou sendo mesmo mutilado. O cineasta renegou o resultado, mas a critica mundial o recebeu como uma obra-prima.Alguns críticos compararam com “Kane”, achando ainda mais qualidades. Welles rompeu relações com a RKO e não terminou o seu filme que estava fazendo no Brasil. Começou uma fase difícil de sua carreira, aceitando papéis diversos e nem sempre condizentes com o seu talento, na qualidade apenas de ator. Como diretor conseguiu filmar para estúdios menores “Jornada do Pavor”(Journey Into Fear- sem assinar), “O Estranho”(The Stranger), “A Dama de Shangai”(The Lady from Shangai),e “Macbeth, Reinado de Sangue”(Macbeth) antes de embarcar para a Europa onde fez alguns trabalhos,como “Grilhões do Passado”(Mr Arkadin),voltando a Hollywood a convite de Charlton Heston, para fazer, na Universal, “A Marca da Maldade”(Touch Evil).
SESSÃO CINEMATECA
"SOBERBA"
Cine Olympia
DOMINGO DIA 10/01/10
16 H
ENTRADA FRANCA
Programação : ACCPA

3 comentários:

Katiuscia de Sá disse...

=) acho q dia 09 é sabado...

recomecos disse...

¬.¬ acho que dia 9 é sabado [2]

ACCPA disse...

Correto. A sessão será dia 10, domingo.Obrigado pela observação..abs..

Arquivo do blog