terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"O TEMPO É UMA ILUSÃO" DE RENÉ CLAIR NO CINE OLYMPIA


"O TEMPO É UMA ILUSÃO"
Original: It Happened Tomorrow-1944(EUA)
Direção de René Clair
Roteiro de Dudley Nichols, René Clair, Lewis R. Foster, Howard Snyder(novela), Hugh Wedlock Jr (história original), Lord Dunsany(peça original).
Fotografia de Eugen Shüftan e Archie Staut
Música de Robert Stolz
Elenco: Dick Powell, Linda Darnell, Jack Oakie,Edgar Kennedy, John Philiber.
Argumento: O repórter Larry Stevens recebe através do diretor do almoxarifado do jornal onde trabalha um exemplar deste jornal datado do dia seguinte. A repetição da façanha leva o repórter a apenas copiar o que ele mesmo escreveu. Mas chega o dia em que lê a noticia de sua própria morte. E tudo fará, obviamente, para evitá-la.
Importância Histórica : O filme é um dos que o cineasta francês René Clair, precursor do surrealismo no cinema ao lado de Buñuel, Dali e Cocteau, além de ter sido o único autor de cinema a entrar para a Academia Francesa, realizou nos EUA. Ele havia fugido do nazismo e se incorporou na industria cinematográfica americana. Dos seus trabalhos em inglês ganharam público e boa critica este “Aconteceu Amanhã”(como se chamou nos cinemas brasileiros) e ainda “Casei-me com uma Feiticeira”.
A comédia que mexe com o tempo em tom de fabula ainda hoje é vista como inventiva e divertida. Dick Powell,o ator principal, acabou se tornando diretor e feito muitos “filmes noir”. Linda Darnell, que interpreta uma paranormal com quem o personagem de Powell se casa, morreu jovem num incêndio. Era tida como uma das estrelas mais bonitas de Hollywood.
John Philliber, um ator característico, marcou a sua presença como o misterioso tipo que consegue exemplares de jornal vindos do futuro. A idéia é de que ele, como arquivista, pega uma encadernação desses jornais e sabe que as páginas que passam para o lado esquerdo representam o passado e, obviamente, as que estão do lado direito representariam o futuro. Uma concepção poética que abriga um filme bem original.

"O TEMPO É UMA ILUSÃO"
Cine Olympia
De 05 à 10/01/10
18:30 h
Entrada Franca


Nenhum comentário:

Arquivo do blog