quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"POSSESSÃO" DE ZULAWSKI NO CINECLUBE ALEXANDRINO MOREIRA DIA 04/01/10


"POSSESSÃO"
Original: Possession – França/Alemanha, 1981
Direção: Andrzej Zulawski
Roteiro: Andrzej Zulawski
Elenco Isabelle Adjani, Sam Neill e Henz Bennent.
Argumento : Desconfiado que sua esposa Anna (Isabelle Adjani) o está traindo co outro homem, Mark (Sam Neill) resolve seguir seus passos. Passando por séria crise conjugal, Mark ainda se envolve num assassinato. Seguindo os passos de Anna, Mark descobre que ela vive um bizarro relacionamento com uma estranha criatura.
Importância Histórica : Escrito e dirigido pelo aclamado diretor Andrzej Zulawski (indicado ao prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes) este filme, apresentado pela primeira vez em versão sem cortes, deu a Isabelle Adjani o prêmio de Melhor atriz de Cannes de 1981. A obra de Zulawski pode ser vista como um filme de terror ou drama, dependendo da interpretação de cada espectador. Zulawski causou perplexidade na crítica mundial com seu estilo provocador e metafórico neste trabalho que não agradou ao grande público na época mas que hoje se tornou um dos filmes mais enigmáticos produzidos nos anos 80.

"POSSESSÃO"
Cineclube Alexandrino Moreira
(Auditório do IAP)
Segunda-feira Dia 04/01/10
19 h
Entrada Franca
Após o filme, debate entre os críticos da ACCPA e os espectadores
Programação : ACCPA

Próximo Programa: Dia 18/01/10 - “ERASERHEAD” de David Lynch

Um comentário:

rodrigues disse...

Estive lá, é um filme abstracionista, uma obra prima, aquelas tomadas dos quardas nas quaritas do muro de Berlim é pertubadora, nos remete aquela neurose pos-moderna de estamos sendo vigiados o tempo todo. Ponto negativo: sala pequena para o grande numero de pessoas e um calor angustiante.

Arquivo do blog