domingo, 9 de agosto de 2009

"MOUNSIEUR VINCENT" NA SESSÃO CINEMATECA NO CINE OLYMPIA DIA 16/08/09 ÀS 16 H

"MONSIEUR VINCENT, O CAPELÃO DAS GALERAS"
Original: Monsieur Vicent- França, 1946
Direção de Maurice Cloché
Roteiro de Jean Anouilh
Fotografia de Claude Renoir
Música de Jean-Jacques Grünewald.
Elenco: Pierre Fresnay,Aimé Clariond, Jean Debucourt,Lise Delamare,Germaine Dermoz.
Resumo: Vicent de Paul, era ainda um jovem pároco quando iniciou a sua missão para onde é designado, combatendo a peste que assolava o lugar. Depois disso, dedica-se aos idosos desamparados criando uma ordem de auxilio com a colaboração de mulheres que formariam a Confraria de Caridade, de inicio representada por quatro irmãs, mas logo se expandindo. Quando ele quis ampliar o beneficio para crianças houve reação, mas o padre lutou para alcançar seu objetivo, dedicando-se à caridade até o fim de sua vida.
Importância Histórica: A vida de S. Vicente de Paulo ganhou uma versão cinematográfica muito aplaudida, sendo considerado o melhor filme do diretor Maurice Cloché.Por seu trabalho o ator Pierre Fresnay mereceu o prêmio do Festival de Veneza. Seu desempenho, rivalizou com os de “A Grande Ilusão”(La Grand Illusion) de Jean Renoir e “Desespero D’Alma”(Le Defroqué) de Leo Joannon, filmes que muito ficaram devendo ao talento do intérprete. O filme também recebeu muitas candidaturas a prêmios, como ao Bafta inglês e ao Globo de Ouro (EUA).
Há momentos marcantes como a conversa de Vicent com a rainha quando ele se queixa que “pouco fez dormindo tanto”(duas horas por dia).
Mais do que um filme religioso, “M. Vincent”é um marco na história do cinema francês.
SESSÃO CINEMATECA
"MOUNSIEUR VINCET : O CAPELÃO DAS GALERAS"
Cine Olympia
Domingo dia 16/08/09
Horário : 16 h
Entrada Franca
Programação : ACCPA
Próximo programa da Sessão Cinemateca:
"A PAIXÃO DE JOANA D´ARC" de Carl Dreyer
Domingo dia 20/08/09

Nenhum comentário:

Arquivo do blog