terça-feira, 25 de agosto de 2009

De Porre Com a Vida

Taí: “Se Beber Não Case”(The Hagover) é uma rara comédia surrealista. No apartamento de luxo do Ceasar Palace em Las Vegas, posto de repouso de 4 rapazes em ritmo de farra por conta do próximo casamento de um deles,resta o caos (desarrumação) e detalhes que deliciariam Buñuel: um tigre no banheiro (e como a turma da cerveja poderia mijar ?), um bebê no chão e uma galinha passeando. Tudo isso e o sumiço do noivo, em tese o dono da bola.
O filme de Todd Philips é um hiato agradável na imbecilidade da comédia romântica tradicional, ou melhor, a que se está fazendo depois do “American Pie”. Boas piadas, bons intérpretes, direção que poda os pontos mortos, e uma surpreendente guinada para o absurdo, da galinha que não se explica a que diabos veio, do tigre do peso-pesado Mike Tyson (que pela primeira vez banca ator de cinema) e até de um asiático bom de porrada que se diz seqüestrador do noivo que sumiu (e a noiva está em contagem regressiva no altar armado em sua casa).
Rir não é muito fácil. A comédia é um gênero que merece muito respeito posto que é difícil de fazer. Claro que há pastelões, chanchadas, pornochanchadas, coisas baixas para os pólos da vida: os ricos que riem à toa e os pobres que riem de sua própria desgraça (como dizia Luis Delfino no “Tudo Azul” de Moacyr Fenelon). O caso de !Se Beber não Case”, ou “A Ressaca”, traz inventiva. Por isso vale enfrentar o transito desta Belém cada vez mais curta para tanta máquina volante e ir ao cinema. Ah sim: e enfrentar as filas para adquirir ingresso e para entrar na sala objetivada. Sinal dos tempos. (Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog