segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"ACOSSADO" DE GODARD NA SESSÃO CULT SABÁDO DIA 08/08 ÀS 16:30 H


"ACOSSADO"
HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA NOUVELLE VAGUE
Original: À Bout de Souffle- França, 1960
Direção e roteiro de Jean Luc Godard. Argumento de François Truffaut.
Fotografia de Raoul Coutard
Música de Martial Solal;
Elenco: Jean Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger, Jean- Pierre Melville,Heni-Jacques Huet,Van Doude,Claude Mansard, Jean Luc Godard.
Resumo: Michel Poicard (Belmondo) rouba um carro e mata um policial que o perseguia em motocicleta. Ele resolve fugir de Paris acompanhado da jovem norte-americana Patriai Fanchini (Seberg) estudante em Sorbonne que ele conhecia.
Importância Histórica-O primeiro filme de Jean Luc Godard, critico da revista “Cahiers du Cinema”, é um dos marcos do movimento “nouvelle vague”. Dedicado a Monogram Pictures, empresa norte-americana voltada a filmes de classes B e C, usa uma história de seu colega Truffaut que pode ser resumida numa perseguição policial do estilo usado pelos cineastas contratados da Monogram, muitos que permaneceram no anonimato até o final de suas carreiras.Dentre muitas seqüência que ficaram registradas em antologias está o “tiro no sol” dado pelo ladrão (Belmondo), e a quebra da continuidade do cinema tradicional, métrica utilizada desde os filmes de David Wark Griffith no inicio do século XX. Por sinal que Godard passaria a fazer um tipo de cinema bem particular, afirmando que a linguagem cinematográfica saía da pré-história. O seu cinema pode ser considerado o que melhor incorporou a idéia básica da “nova onda”, pretendendo ser menos espetáculo e mais culturalmente profundo. Por essa mudança radical Godard é amado e odiado por espectadores internacionais. Difícil um meio termo. Daí a importância de um debate sobe a sua obra.
SESSÃO CULT
"ACOSSADO"
Sabádo Dia 08/08/09
Cine Líbero Luxardo
Horário : 16:30 h
Entrada Franca
* Após o filme, haverá debate entre o público e os críticos da ACCPA
Programação : ACCPA
Próximo Filme da SESSÃO CULT :
Dia 22/08/09 - "DO MUNDO NADA SE LEVA" de Frank Capra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog