terça-feira, 30 de junho de 2009

"Z" NA SESSÃO CINEMATECA NO CINE OLYMPIA DOMINGO DIA 05/07/09

“Z”
Origem: França, Grécia, 1969
Direção de Costa-Gavras
Roteiro de Vasilis Vasilikos, Jorge Semprún e Costa-Gavras,
Fotografia de Raoul Coutard
Música de Mikis Theodorakis
Elenco: Yves Montand, Jean-Louis Trintignant,Irene Papas, Jacques Pérrin, Renato Salvatori,Charles Denner, François Pérrier,Pierre Dux.
Resumo do argumento: Na Grécia, durante a ditadura militar, um líder liberal é assassinado quando toma parte em uma manifestação oposicionista. Um delegado encarregado do caso não hesita em investigar lideres do governo, interrogando autoridades envolvidas no caso.
Importância histórica: O filme, vencedor do Oscar para obras estrangeiras e edição, também recebeu prêmios na Inglaterra (Bafta) e Cannes. É o primeiro de uma série que o diretor grego Constantin Costa-Gavras dirigiu sobre temas políticos (os outros foram, pela ordem de produção: “A Confissão”, “Estado de Sitio”,”Secção Especial de Justiça”,”Desaparecido”, e “Amem”). Nesses trabalhos o diretor atacou duramente regimes de força e ações duvidosas cobertas por diversos interesses. No Brasil “Estado de Sitio” foi proibido, só sendo visto muitos anos depois de produzido. Com “Desaparecido”, sobre a ditadura militar argentina, o diretor voltou a ganhar "Oscar".

SESSÃO CINEMATECA
"Z"
CINE OLYMPIA
DOMINGO DIA 05/07/09
HORÁRIO : 16 H
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO: ACCPA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog