terça-feira, 9 de junho de 2009

"REBOBINE POR FAVOR" EM DVD

“Em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, Michel Gondry, usando um roteiro de Charlie Kauffman, lembrava que o mais importante no amor são suas lembranças. A falta delas fazia com que o amor, por mais forte que fosse, perdesse o sentido. Essa forte relação com a memória (imagens, sons, sentimentos) permanece no seu trabalho em “Rebobine, Por Favor”. A história da reacriação (ou suecagem) de filmes antigos em uma decadente locadora de fitas VHS é, porque não, a história da construção da memória de cada um. Nosso passado é confuso, feito com nossas próprias ferramentas de criação, mas nem por isso perde seu charme e valor.
Como tudo hoje passou a ser visual ou audiovisual, esse passado pode ser tanto simbolizado pelos antigos vídeos VHS como pelas construções de hoje, como no YouTube. Como se algo que nunca tenha sido filmado ou gravado não tenha nem sequer existido, como o caso do músico de jazz que só parece importante depois de ter sua vida “suecada” em um hilário documentário.
Como o filme também é uma comédia e a presença de Jack Black e Mos Def não deixam dúvidas sobre isso, Gondry erra a mão no roteiro. Em “Brilho Eterno”, por exemplo, conseguia misturar romance e reflexão com mais acerto. Agora, as duas linhas de narração, a parte cômica e ao mesmo tempo, a reflexão sobre nossas memórias, não se firmam como um único filme.
Os altos e baixos não diminuem o interesse na história, que enfatiza a importância dos filmes para todos nós, como se não pudéssemos sequer sobreviver sem eles. Sem dúvida, uma bela declaração de amor ao cinema, seja ele em DVD ou VHS.

Fernando Segtowick

Nenhum comentário:

Arquivo do blog