domingo, 14 de junho de 2009

CINEMA ITALIANO, LITERATURA E ARTE

Cinema italiano, literatura e arte. Essas são as palavras-chave que nortearão a programação da Casa de Estudos Italianos (CEI) e do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará, que, no próximo dia 17, apresentarão aos apreciadores da película italiana os conferencistas Mauro Porru e Flora Di Paoli Faria. A vinda dos professores a Belém será uma prévia organizacional do XIII Congresso Internacional de Italianística, que será realizado em uma universidade do Norte do Brasil, em setembro de 2009, pela primeira vez.
Flora De Paoli Faria, professora titular de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, irá proferir conferência sobre o tema “O Centenário do Manifesto Futurista e suas Ressonâncias nas Artes Brasileiras”, fazendo alusão à comemoração do centenário de publicação do Manifesto Futurista, Paris 1909, de Filippo Tommaso Marinetti. O objetivo é oferecer oportunidade aos estudiosos da área no Brasil para examinarem o repasse dessa estética às artes brasileiras a partir da análise do cenário desse importante contexto histórico.
Já o roteirista e assistente de direção de dez longametragens, Mauro Porru, professor adjunto de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade Federal da Bahia, deverá falar sobre o tema “O cinema italiano e a literatura”, duas artes que, segundo ele, mantêm estreitas ligações. A conferência abordará alguns conceitos teóricos acerca da relação entre o literário e o fílmico, trazendo como exemplos práticos os filmes “L'altro figlio”, dos irmãos Taviani, “A porte aperte”, de Gianni Amélio, e “L'innocente”, de Luchino Visconti, baseados nas homônimas obras literárias de Luigi Pirandello, Leonardo Sciascia e Gabriele D'Annunzio, respectivamente. O evento é destinado a professores e alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Artes Visuais e Audiovisual das diversas instituições de ensino público e privado de Belém, ao público cinéfilo, às associações de curta-metragistas e documentaristas da região e a quem mais se interessar pela temática. “Precisamos fazer essa programação chegar ao maior número possível de pesquisadores, professores e alunos de nossa instituição e da comunidade externa. É uma oportunidade ímpar para os acadêmicos e para os apreciadores do cinema italiano”, afirma Wania Contente, coordenadora de Produção e Comunicação do ICA/UFPA.
SERVIÇO:
Conferências e mostra de filmes
Dia 17 de Junho de 2009 (quarta-feira) – 09h00 às 21h00
Local: Instituto de Ciências da Arte da UFPA – Pça da República s/nº (ao lado do Teatro Waldemar Henrique).
Mais informações: CEI – Casa de Estudos Italianos da UFPA - 91. 3259.7022 – Profa. Heloisa Bellini – bellini@ufpa.br ICA – Instituto de Ciências da Arte da UFPA - 91.3241.5801 – Wania Contente – wcontent@ufpa.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog