segunda-feira, 25 de maio de 2009

'MEU TIO" DE JACQUES TATI NA SESSÃO CULT SABÁDO DIA 30/05 NO CINE LÍBERO LUXARDO ÀS 16:30 H


“MEU TIO”
Original; Mon Oncle-França,1956
Direção e roteiro de Jacques Tati
Fotografia de Jean Bourgoin
Música de Alain Romans e Franck Barcellini.
Elenco: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servant, Kucien Frégis, Betty Schneider, J.F.Martial e Dominique Marie.
Resumo do argumento: O cunhado de M. Hulot constrói uma casa moderna onde tudo é automatizado. O problema é que seu filho de 9 anos é doido pelo tio, e quando este resolve visitar a casa já se prevê os desastres. Da mesma forma Hulot é funcionário de uma fabrica dirigida pelo cunhado.
Importância Histórica:- O fenômeno Jacques Tati foi marcante para o cinema francês das décadas de 50.60 e 70. Criador de um tipo bem caracterizado, usando capa longa, chapéu de feltro e uma bengala, Monsieur Hulot só diz o seu nome e poucas outras palavras. A sua graça é visual e a ação em seus filmes não exige gargalhadas esparsas, mas um sorriso permanente. É um caso bem particular de comédia visual que usa com muita propriedade os efeitos sonoros e a música descritiva. E mais: pinta uma sociedade com situações engraçadas sem serem violentas ou degradantes.
Tati só fez 5 filmes de longa metragem como autor total: “Carrossel da Esperança”(Jour de Fête), “As Férias do Sr, Hulot”(Les Vacances de M. Hulot), “Meu tio”(Mon Oncle), “Playtime”, “Traffic”e “Parada”(Parade). Fez ainda os curtas:”Gai Dimanche” e “L’ École de Facteur”.Como ator fez 16 filmes.

Programação : ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog