quarta-feira, 25 de março de 2009

"REBECCA" INAUGURA A SESSÃO CULT NO CINE LÍBERO LUXARDO DIA 28/03



Sabádo - Dia 28/03/09 - 17 h
"REBECA, A MULHER INESQUECÍVEL"
Original: "Rebecca" EUA, 1940
Produtor David O. Selznick (United Artists)
Diretor:Alfred Hitchcock
Roteiro:Philip MacDonald baseado no romance de Daphne du Maurier
Fotografia: George Barnes
Música:Franz Waxman
Edição: W. Donn Hayes
Elenco: Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders, Judith Anderson, Nigel Bruce,Reginald Dennis, C. Aubrey Smith, Gladys Cooper
Sinopse : O viúvo milionário George De Winter (Laurence Olivier) casa com a humilde Jennifer, nome que não se pronuncia posto que se torna simplesmente Lady de Winter. Morando no castelo da família, Manderlay, ela sabe de imediato que a memória da primeira mulher de George, chamada Rebeca, permanece em toda parte. Quem endossa essa lembrança é a governanta Mrs Danvers (Judith Andersen),uma espécie de sacerdotisa do culto Rebeca. Mas a jovem Lady De Winter não se conforma com essa idolatria pela morta e passa a investigar quem foi essa pessoa e como morreu. O fato dá inicio à uma investigação policial que revela segredos muito bem guardados.
Importância Histórica-O filme foi o primeiro que o inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) fez nos EUA. David O.Selnick, produtor de “...E O Vento Levou”, contratou o cineasta pensando que podia manobrá-lo como fez com tantos a quem deu a direção de seu filme mais caro e famoso(o citado”...E o Vento..”). Mas Hitchcock reagiu e seu filme ganhou o seu toque, embora Selznick tenha mexido no resultado que afinal deu-lhe o Oscar do ano.Como o livro original, “Rebeca” foi sucesso de critica e de público. A perfeita conjugação da cenografia com a iluminação e enquadramentos conseguiu o clima de mistério proposto por Daphne Du Maurier. O maior intérprete de Shakespeare até hoje, Laurence Olivier, citava este filme, junto com “O Morro dos Ventos Uivantes”, como o que ele fez de melhor na América.

Entrada Franca
Programação da SESSÃO CULT : ACCPA

Pedro Veriano

Nenhum comentário:

Arquivo do blog