terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"OSCAR"


“Quem quer ser Milionário?” de Danny Boyle acabou sendo o grande vencedor da noite do “Oscar” deste ano. O filme ganhou 8 prêmios incluindo melhor filme e direção. O filme é ótimo e quem sabe, pode ser o início de uma aproximação do cinema de Hollywood com o cinema que se faz na Índia e que leva milhares de indianos aos cinemas ao ponto dos filmes deste país independerem do mercado externo para ter lucros nas bilheterias. Claro que esta aproximação seria em cima do chamado cinema comercial indiano.
A premiação de Sean Penn por “Milk” (foto) surpreendeu quem apostava no favoritismo de Mickey Rourke em “O Lutador”. Já Kate Winslet é uma atriz que há anos tem boas atuações e já merecia ser lembrada pelo “Oscar”. Sobre Meryl Streep, acredito que ela deveria estar há anos numa categoria especial. Suas atuações quase sempre são geniais e por isso merecia estar num outro patamar. O maior perdedor da noite acabou sendo “Frost/Nixon” de Ron Howard que não levou nenhum prêmio apesar a qualidade do filme. A premiação póstuma de Heath Ledger por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” foi merecida e foi um dos momentos altos da noite. Já Penélope Cruz venceu merecidamente por “Vicky Cristina Barcelona” mas agradeceu mais a Pedro Almodovár do que o diretor do filme, Woody Allen. Independente disso, é uma grande atriz que já deveria ter ganho o prêmio por “Volver”.
A cerimônia em si foi ótima. Dinâmica e cheia de momentos interessantes, foi a melhor dos últimos anos. O formato da entrega dos prêmios foi interessante (com atores já premiados apresentado cada indicado), as edições dos filmes do ano passado por gênero foi criativa e nada foi exagerado, nem mesmo os números musicais. Espero que este formato continue e seja mais desenvolvido ano que vem.
Enfim , para os melhores do cinema americano, o "Oscar" deste ano foi acima da média, seja nos filmes selecionados, seja na sua cerimônia de premiação. Resta agora ver o que virá ano quem vem.

Marco Antonio Moreira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog