sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CACHORRO INDIANO


Os indianos não gostaram de chamar Jamal., o herói do filme de Danny Boyle “Quem Quer ser Um Milionário ?” de cachorro de favela (slumdog). Mas se o menino que vai responder num programa de TV sobre diversos assuntos sendo pouco escolarizado cresceu numa favela de Bombaim, cachorro, no caso, é força de expressão. Há cachorro que vive nababescamente nas casas de madames e nem por isso participa de sucursais de “O Céu é O Limite”(nem fez o filme “Absolutamente Certo” do Anselmo Duarte)..
Boyle mostrou sua habilidade contando as peripécias de dois irmãos, Jamal e Salim, que vivem com a mãe em um barraco até que uma revolta de cunho religioso cobra a vida da senhora. Soltos na favela os dois tentam de tudo, caindo nas malhas de um sujeito inescrupuloso que explora meninos cantores. E o pior: cega os meninos.Segundo ele, ceguinho canta melhor.Um motivo para os irmãos fugirem e continuarem fugindo, lamentando apenas a separação de uma companheira de folguedos e desdita, Latika. Ela é quem vai dar o tom romântico ao filme, estimulando Jamal a ganhar na TV. Isto sofrendo nas mãos de um cafetão que não lhe dá folga.
Vocês lembram de Melina Mercouri em “Nunca aos Domingos?” Ela conta as tragédias gregas a seu modo, dizendo que tudo acaba na praia. Pois em cinema indiano, ou da Bollywood, cinema dramático acaba em música. Não dá outra em “... Milionário”. Um happy-end é festejado com todos os atores dançando numa estação ferroviária. Mamma mia, que beleza! Eu gostei do que vi, e mais: torci pelo garoto na hora do programa que vai decidir se ele vira um milionário ou volta a ser cachorro de favela.
Brincadeira fora, o filme de Boyle é muito bem orquestrado por uma edição exemplar. Edição, ou montagem, é como Stanley Kubrick dizia: o quesito básico do cinema (a única das artes a usar este recurso). E como eu dizia, Boyle saiu de uma excelente science-fiction (“Sunshine”). Nada mais diferente nesta investida indiana. De aplaudir. (Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog