sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"AURORA" E "A CAIXA DE PANDORA" EM NOVEMBRO NO IAP


Confira a programação de novembro feita pela ACCPA para o Cine Clube Alexandrino Moreira no IAP (Instituto de Artes do Pará ):

Dia 03/11 - 19 H
"AURORA" (foto)
(Sunrise-1927)Direção de Friedrich Wilhelm Murnau. Roteiro de Carl Mayer basewado no livro de Herman Sudermann . Com Janet Gaynor, George O’Brian, Margaret Livingstone.
Uma mulher da cidade vai à uma aldeia de pescadores e seduz um habitante casado e pai de um recém-nascido. A mulher pede que esse homem mate a esposa para viver com ela. A morte seria por afogamento, a se dar numa viagem que o casal faria à cidade. No caminho ele tenta empurrar a mulher para fora do pequeno barco, mas logo se arrepende. A viagem passa a ser uma renovação do casamento, com os dois vivendo uma nova lua de mel. Mas, na volta, uma tempestade os espera.
O filme está na relação dos melhores da história do cinema não só do "American Film Institute" mas de várias outras agremiações ligadas ao estudo da cinematografia.

Dia 17/11 - 19 H"
"A CAIXA DE PANDORA"(Die Buchse der Pandora-1929)
Direção de Georg Wilhelm Pabst. Roteiro de LadislauVajda baseado no livro de Frank Wedekind. Com Louise Brooks,Fritz Koriner e Franz Lederer.
Lulu, amante de um editor de jornal,casa-se com ele mas não suporta a vida dois, enveredando por outros romances e acabando por incitar uma tragédia.
O cineasta foi um dos nomes mais evidentes do fim do cinema mudo alemão, mantendo-se em evidencia até a década de 1950.Louise Brooks era norte-americana mas fez cinema em Berlim antes da 2ª.Guerra Mundial. “Pandora” é considerado a obra-prima dos dois: diretor e atriz.
ENTRADA FRANCA

(Pedro Veriano)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog