quinta-feira, 11 de setembro de 2008

IAP E ACCPA EM PARCERIA


Começa nessa segunda-feira, dia 15/09, a parceria entre o Instituto de Artes do Pará (IAP) e a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinemas do Pará) que estarão juntos na programação do Cine Clube Alexandrino Moreira/ACCPA que terá exibições mensais de filmes em DVD com o objetivo de formar uma nova platéia de cinema em Belém, exibindo filmes importantes da cinematografia, estimulando debates e procurando criar um espaço de cinema que seja valorizado pelo espectador de Belém. A ACCPA também apoia as exibições do Cine Clube Alexandrino Moreira em parceria com a programadora BRASIL, com exibições mensais de filmes importantes do cinema brasileiro.Inicialmente, no Cine Clube Alexandrino Moreira/ACCPA haverá duas sessões por mês, no auditório do IAP, com as sessões começando às 19:00. Charles Chaplin será o primeiro grande nome a ser exibido com o programa ‘CHAPLIN NO INÍCIO” com a exibição de alguns de seus primeiros filmes :”O Imigrante”/”O Aventureiro”/”Rua da Paz”/”O Balneário”). A seguir maiores detalhes do programa:

CHAPLIN, NO INICIO
Charles Spencer Chaplin (1889-1977) é considerado “o símbolo do cinema’. E se justifica a partir da definição dessa arte, nome herdado da “cinemática”(do grego “kinema”, ramo da física que estuda o movimento independente da causa que o propiciou). Vindo do “vaudeville”, irmanado ao circo, ele desde cedo aprendeu a “fazer graça” com a expressão corporal. Menino ainda, caia no palco e provocava gargalhadas da assistência. Chaplin, inglês de nascimento e nunca naturalizado americano apesar de passar a maior parte de sua vida nos EUA, foi para a Califórnia com o circo de Fred Karno nos primeiros anos do século XX. Lá descobriu o cinema através de Mac Sennett, o prolífico produtor de comédias mudas. A sua inventividade levou-o cedo a papel principal no gênero quando resolveu usar uma roupa surrada, um chapéu-coco e um sapato rasgado no filme “Kid Auto Races at Venice”(1917) dirigido por Henry Lehrman para a produtora de Sennett. Nascia o vagabundo Carlitios (Charlie),logo conhecido e amado mundo afora.
Quando passou a escrever e dirigir seus filmes, consideração ganha pelo êxito do tipo que criou, Chaplin abriu espaço na história de uma arte. E justamente os mais aplaudidos filmes dessa fase pioneira são os realizados pela a empresa Mutual e que serão vistos ou revistos agora: ”O Aventureiro”(The Adventurer/1917),”Rua da Paz”(Easy Street/1917), “O Imigrante”(The Immigrant/1917) e “O Balneário”(The Cure/1917). Por serem todos realizados no mesmo ano dão a idéia de como o artista produzia com freqüência e como deixava a sua marca sem obrigatoriamente repetir as tramas. Nessa amostragem dos primeiros tempos de Chaplin há o bastante para se avaliar o seu papel como diretor escritor e intérprete, no caso dando chance a que se conheça como Carlitos conquistou as platéias de um cinema que ainda não tinha aprendido a falar e nem mesmo descobrira todo o seu potencial narrativo.

PROGRAMA “CHAPLIN NO INICIO” – Cine Clube Alexandrino Moreira/ACCPA – Segunda-feira, Dia 15/09, às 19 h. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog