terça-feira, 2 de setembro de 2008

Antes que o Diabo Saiba...

Uma leitora do banco de dados IMDB escreveu bem que não viu nenhum filme ruim assinado por Sidney Lumet.O diretor de 84 anos pode-se gabar de ter assinado obras de sempre como “A Colina dos Homens Perdidos”(The Hill), “O Homem do Preho”(The Pawnbroker), “12 Homens e Uma Sentença”(Twelve Angry Men), “Rede de Intrigas”(Network), “Um Dia de Cão”(Dog Day Afternoon),e até brilhantes exemplos de teatro-filmado como “Quando o Espetáculo Termina”(Stage Struck), “Vidas dem Fuga”(The Figitive Kind) e “Um Longo Dia Dentro da Noite”(Long Days Journey into the Night).
Pois é este “velhinho” genial que assina “Antes que o Diabo Diga que Você Está Morto”(Before Devil Knows You’re Dead), instigante drama de dois irmãos em dificuldades financeiras que tentam roubar a joalheria da família sem saber que no dia planejado a mãe deles estará atendendo aos clientes. A mulher é assassinada, os filhos entram em crise, o pai, desesperado, promete achar e matar os assassinos.
Ethan Hawke e Philip Seymour Hoffman fazem os irmãos. Albert Finney o pai. Marisa Tomei a namorada de um dos irmãos.
Lumet começa chocando com uma cena de sexo incomum no cinema americano. Depois, através de Philip Seymour Hoffman, vasculha os demônios da ambição, este o irmão mais aquinhoado, mesmo assim o que incita o outro a praticar o assalto(arranjando um intermediário para entrar na loja).
Não é um simples “thriller” ou uma aventura policial de trágicas coincidências. É um drama familiar ousado, um quadro cruel de uma classe que tenta se manter a todo custo, passando por cima de vínculos afetivos e senso de moral.
Um filme impressionante. É cartaz do programa “Moviecom arte”, apoio da ACCPa e Lojas Visão, cartaz da sala 4 do circuito Moviecom no shopping Castanheira. Esse horário especial (16 h diariamente) tem ainda um beneplácito: custa barato (4 reais a inteira e 2 reais a meia). É de recomendar aos amigos com o entusiasmo que uma raridade requer.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog